A flor, baptizada como 'Scarlet', floresceu pela última vez em 2019.
A'Scarlet', uma das cinco 'flores cadáver' que residem no Conservatório de Flores do Parque de Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos, está a florescer, atraindo visitantes que procuram ver... e cheirar a flor.
Não é, no entanto, pelos suaves e agradáveis aromas, típicos de tantas outras flores, que estas pessoas se interessam pela 'Scarlet'... antes pelo contrário.
A flor tem um característico cheiro nauseabundo, "pior que mil vómitos", conforme a definiu o jornal The Guardian, citando um outro florescimento desta mesma espécie, no passado.
O momento é de grande importância, uma vez que a 'amorphophallus titanum', melhor conhecida como 'flor cadáver', demora anos a florescer, e o processo dura apenas alguns dias.
A última vez que 'Scarlet' se abriu em flor, por exemplo, foi em 2019.
Agora, no entanto, e mesmo que não esteja em São Francisco, pode assistir ao momento: o Conservatório de Flores instalou uma transmissão em directo da planta, que chega a atingir os 3 metros de altura e os 75 quilos de peso.
Na cidade californiana, segundo o jornal San Francisco Chronicle, houve quem definisse o cheiro da flor como "um frigorífico nojento de escritório que não é limpo há meses, numa sala muito quente".
As 'flores cadáver' são nativas das florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia.
Estão, actualmente, na lista de espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.