Quatro ponto quatro milhões de pessoas estão a passar fome no Malawi.
Este número, representa 22% da população projectada no país, que é de 19,6 milhões de habitantes.
Os resultados anuais da avaliação de segurança alimentar do Comité de Avaliação de Vulnerabilidade do Malawi indicam que para se aliviar desta situação, o país precisa de uma assistência alimentar humanitária de 219.023 toneladas métricas de milho.
Da população que está a passar fome, 470.000 são habitantes das quatro cidades de Blantyre, Zomba, Lilongwe e Mzuzu, enquanto 3,9 milhões são de áreas rurais em todo o país.
Quando comparado ao período de consumo anterior, o número de pessoas afectadas nas áreas rurais aumentou 23%, com 3,1 milhões de pessoas, enquanto as áreas urbanas registaram uma queda de 25%.
A insegurança alimentar no país, foi exarcebada devido as condições climáticas desfavoráveis e baixa absorção de insumos agrícolas provocados pelo ciclone Freddy que causou uma queda em 5,6% da produção agrícola global do país.
O ministro da agricultura do Malawi, Sam Kawale, deu a conhecer que para responder eficazmente às áreas de défice alimentar, o governo tem em stock 68 420 toneladas métricas de milho, mantidos pela Agência Nacional de Reserva Alimentar enquanto que a Corporação de Desenvolvimento e Comercialização Agrícola dispõe de 15 960 toneladas métricas.
Além desses estoques ainda segudo Kawale, o governo irá adquirir cerca de 42.000 toneladas métricas de milho adicional através da Componente de Resposta a Emergências de Contingência.
Um relatório global de 2023 sobre crises alimentares publicado em Maio afirmou que condições climáticas extremas, incluindo o ciclone Freddy, prejudicariam a segurança alimentar ao longo do ano e exporiam 3,74 milhões à fome. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.