Governo do Malawi lança campanha de distribuição de farinha de milho para 4.4 milhões de pessoas que estão a enfrentar fome no país.
O lançamento da campanha liderada pelo Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres, teve lugar este fim-de-semana no distrito de Dowa, cuja cerimónia foi dirigida pelo ministro da agricultura Sam Kawale.
Cada agregado familiar recebe um saco de cinquenta kilos de farinha de milho e 150 mil kwachas, cerca de 5.500 meticais.
Este gesto do governo irá se estender até Julho próximo, altura em que se espera que as famílias afectadas terão efectuado a colheita nas machambas.
A distribuição de comida, surge numa altura em que um número não especificado de pessoas, sobretudo nos distritos de Nsanje, Chikwawa, Mangochi e Phalombe a sul do Malawi, recorria a tubérculos de nome nhica, para a sua sobrevivência.
O ciclone Freddy, a seca prolongada provocada pelo fenómeno El Niño, a desvalorização do kwacha que provocou uma inflação dos produtos da primeira necessidade, são os factores cruciais que empurraram 4.4 milhões de pessoas à crise alimentar.
Falando durante o lançamento desta campanha de distribuição de farinha de milho, o ministro malawiano da Agricultura, Sam Kawale, disse que o governo está a implementar proactivamente esforços para garantir a segurança alimentar.
O presidente do Malawi Lazarus Chakwera, afirmou aquando da apresentação do estado Geral da Nação no parlamento, que o seu governo vai disponibilizar fundos para assistência às famílias em insegurança alimentar, para que ninguém morra a fome no Malawi.
Contudo, espera-se que a crise alimentar se prolongue por mais tempo, pois o Instituto de Meteorologia já anunciou que o período de seca estender-se-á por mais tempo, devido ao efeito climático El Ninõ. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.