Forças armadas israelitas entram em mais duas cidades na Síria

Publicado: 10/03/2025, 20:10
Categoria:

As forças armadas israelitas entraram em mais duas cidades da província síria de Quneitra (sudoeste) alargando assim a sua presença naquela que já foi uma zona desmilitarizada entre o território sírio e as áreas controladas por Israel.

Os militares israelitas entraram com tanques nas cidades de Jadida e Muallaqa, ambas em Quneitra, segundo a Syria TV.

No domingo, as forças israelitas entraram nas cidades de Ruwaihina e Rasm al Halabi, ocuparam a estrada de Nabaa al Shaker e instalaram um posto de controlo militar permanente no centro da cidade de Majdulia.

Aviões israelitas identificaram voos de reconhecimento na cidade de Tafas, na província de Deraa, onde se realizaram manifestações em mesquitas e apelos à mobilização durante o fim-de-semana.

Os milicianos reuniram-se na zona antecipando uma possível escalada, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

No domingo, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel (IDF), Major-General Eyal Zamir, visitou o que os israelitas chamam de "faixa de segurança" no território sírio para fazer uma "avaliação da situação", de acordo com um comunicado militar israelita.

O comunicado das IDF refere que, desde domingo, ocorrem testes para avaliar a prontidão, a disciplina e as rotinas operacionais das forças destacadas na zona.

Os tanques israelitas irromperam pela Linha Alfa, que demarca o território ocupado por Israel do resto da Síria a 07 de Dezembro, poucas horas após a queda do regime de Bashar al-Assad, e entraram na zona desmilitarizada patrulhada pela força da ONU (UNDOF) e, em alguns casos, mesmo além desta, até dez quilómetros da capital síria.

As forças israelitas circulam agora livremente pela zona desmilitarizada acordada no cessar-fogo de 1974 entre Israel e a Síria, que Israel considera nula e sem efeito após a queda de al-Assad.

Hoje mesmo, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, afirmou existirem "milhares" de operacionais do Hamas e da Jihad Islâmica na Síria que procuram "criar outra frente de guerra contra Israel".

Num encontro com o homólogo luxemburguês, Xavier Bettel, em Jerusalém, Saar sublinhou que Israel não permitirá que se forme "uma ameaça jihadista" na fronteira entre os dois países.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, explicou que a presença militar nesta zona é "indefinida". (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram