Decorre desde esta segunda-feira, 04 de Dezembro até ao próximo dia 15 do mês em curso, uma formação de formadores em manutenção e reparação de instrumentos musicais, cordofones e sopros.
O segundo ciclo desta capacitação abrange futuros formadores do Curso Médio de Construção e Manutenção de Instrumentos Musicais Clássicos, cujo currículo está em definição e posterior elaboração.
A formação enquadra-se no âmbito das actividades do projecto Construindo com a Música, iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Dispason Progetti Musicali, e financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).
A capacitação representa um reforço na actuação Music Fund (Associação belga) e Milano Musica (Itália) em Moçambique, que promovem desde 2005, acções de doação e o restauro de instrumentos musicais ao nível da Escola Nacional de Música, Escola de Comunicação e Artes da UEM e Projecto Xiquitsi.
Por outro lado, o Music Fund e diversas empresas norte-americanas do ramo, doaram diversos instrumentos musicais para o projecto Construindo com a Música como parte de um conjunto de estratégias levadas a cabo visando a consolidação do ensino da música em Moçambique.
“Este workshop responde aos estatutos da escola e reforça o nosso compromisso de melhorar o ensino, permitindo mais acesso de instrumentos musicais. E esses instrumentos devem ser preservados, por isso esta formação, que quanto a nós terá um impacto directo na nossa missão e visão e missão”, disse Jaime Guambe, director da Escola Nacional de Música, na cerimónia de abertura da formação.
Cecilia Balestra, directora do Milano Musica e representante do Music Fund, recorda que “se os instrumentos não estiverem em boas condições, os músicos não são capazes de alcançar resultados artísticos relevantes". A formação técnica tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino da música e a qualidade artística global. As competências profissionais destes técnicos são essencialmente novas no país”.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.