A Frelimo agendou para 23 a 28 de Setembro de 2022 a realização do 12º Congresso desta formação política a ter lugar na Escola Central do partido, na cidade da Matola província de Maputo.
A decisão foi anunciada na noite deste domingo pelo Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, no encerramento da IV sessão Ordinária do Comité Central do Partido.
Nyusi explicou s razões do Comité Central a determinar a realização do evento naquelas datas.
“ Por que essas datas ? Essas datas coincidem com a realização do Primeiro Congresso da Frente de Libertação de Moçambique. O Congresso órgãos máximo da Frelimo traça as opções políticas ideológicas e decide sobre as questões de fundo da vida do partido. Como é nossa característica, o nosso Congresso deve representar um momento de exaltação do nosso percurso, celebração das nossas conquistas e consolidação da união e coesão interna, perspectivando o futuro de Moçambique. Neste contexto, exortamos os órgãos, membros, militantes, simpatizantes e organizações sociais, em particular, e o povo moçambicano que nos acarinha, em geral, no país e na diáspora, a participar activamente nos preparativos do 12º Congresso, fazendo deste, um momento de reflexão e de festa, de reforço e consolidação do espírito de unidade nacional, da paz e do desenvolvimento”, disse.
O Presidente da Frelimo referiu ainda que o partido tomou importantes decisões, como o reforço da capacidade das Forças de Defesa e Segurança para combater o terrorismo em Cabo Delgado.
Por outro lado, Filipe Nyusi, assegurou a aceleração do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens armados da Renamo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.