O partido Frelimo endereça uma mensagem pela passagem hoje, 4 de Março, do Dia do Destacamento Feminino, resultante da evolução do conceito de Libertação Nacional, em plena guerra pela Independência nacional.
Com efeito, foi há 54 anos que um grupo de combatentes enquadradas na FRELIMO, decidiu criar o Destacamento Feminino para que a Luta Armada de Libertação fosse célere.
“Assim, a Mulher combatente ocupava-se de actividades essenciais como sendo: a educação das crianças, prestação de serviços de saúde, produção alimentar, transporte de material e cuidar de crianças órfãs.
Esta afirmação da Mulher no combate de libertação patriótica, criou os alicerces da sua emancipação, notabilizando-se através dos seus feitos heróicos. “ lê-se na mensagem.
Pelo facto de as comemorações realizarem-se numa situação de pandemia, a FRELIMO apela para que os moçambicanos continuem a observar as medidas de prevenção contra a Covid-19. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.