Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, participam a partir desta sexta-feira, no Décimo Segundo Congresso da Frelimo, a ter lugar na Escola Central da Frelimo, cidade da Matola, província de Maputo.
Deste universo, mil e quinhentos são delegados e os restantes quinhentos são convidados ao Décimo segundo Congresso.
O Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva justificou, em conferência de imprensa, que o número reduzido de participantes resulta da observância das medidas de prevenção contra a covid-19.
“Por causa da situação da covid-19, que ainda é uma realidade no país e no mundo, cerca de mil e quinhentos serão delegados. Dos 500 convidados, queremos destacar os vindos de 24 partidos e organizações amigas de outros cantos do mundo, ou seja convidados estrangeiros. A agenda fundamental tem a ver com a aprovação de instrumentos que vão orientar o Partido nos próximos cinco anos, eleição de um novo Comité Central, este Comité Central que terá a responsabilidade de eleger o secretário-geral, o novo Secretariado do Comité Central e o novo Comité de Verificação”, disse.
Na ocasião, o Secretário-geral da Frelimo assegurou estarem criadas as condições para o arranque do décimo segundo Congresso da Frelimo, a ter lugar a partir desta sexta-feira até ao dia 28 de Setembro.
O porta-voz do Partido, Caifadine Manasse, diz que Frelimo realiza o décimo segundo Congresso a apensar nas preocupações dos moçambicanos.
“Podemos dizer que estamos bem, como partido político, mas precisamos de continuar a trabalhar para corresponder cada vez mais com as expectativas dos moçambicanos. Porque só estaremos satisfeitos como Frelimo, quando cada moçambicano acordar de manhã e ter pão, ter mandioca, ter batata-doce, ter algo para comer e ter saúde, aí sim, estaremos todos felizes como Frelimo, para dizer que sim, chegamos ! ”, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.