O governo moçambicano adopta mecanismos para proteger, reinserir e prover maior assistência económica e social aos deslocados internos dos ataques armados.
Neste sentido foi aprovada esta terça-feira, em vigésima sétima sessão ordinária do Conselho de Ministros, a política e estratégia de deslocados internos.
O documento é aplicado a grupos de pessoas que tenham sido obrigadas a abandonar os locais de residência para mitigar os efeitos adversos dos conflitos armados, situações de violência generalizada e violações dos direitos humanos, e que não tenham atravessado as fronteiras da República de Moçambique.
Segundo o porta-voz do governo, Filimão Suazi, a adopção do instrumento vai reduzir e solucionar os problemas adversos que os deslocados de guerra enfrentam para se reinserirem na sociedade.
Ainda esta terça-feira, o executivo moçambicano apreciou o documento relativo ao Balanço do Plano Economico e Social do primeiro semestre deste ano, um instrumento a submeter a Assembleia da República.
O documento revela entre outros pontos, que apesar dos factores adversos, com destaque para os impactos negativos da Covid-19, a estabilidade macroeconómica interna permitiu o aumento das reservas internas liquidas em 6 meses de cobertura, contra os 6.8 previstos para este ano.
A cobrança de receitas do estado no primeiro semestre foi de mais de 127 mil milhões de meticais, correspondente a 48 por cento da meta anual.
O Conselho de Ministros aprovou também a resolução que autoriza o Gabinete de Informação Financeira de Moçambique a aderir ao Grupo Egmont, organismo internacional que reúne as unidades de informação financeira a nível mundial.
O executivo moçambicano apreciou a informação relativa a semana da Juventude, a decorrer de 5 a 12 de Agosto do mês corrente com o lema “ Juventude engajada na produção alimentar para a saúde das comunidades“.
Segundo Filimão Suazi, dentre várias actividades inseridas na semana da juventude destacam-se marchas em repúdio aos ataques terroristas em Cabo Delgado.
Uma sessão que apreciou ainda a informação relativa ao balanço das medidas de prevenção da Covid-19 e o seu impacto na economia nacional.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.