O governo da Colômbia e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) chegaram a acordo sobre um cessar-fogo que será em todo o país e com a duração de seis meses, foi, esta quinta-feira, anunciado.
O anúncio foi feito pelo alto-comissário para a Paz, Danilo Rueda, na emissora radiofónica da presidência colombiana, momentos antes de representantes do governo e dos guerrilheiros terem pedido o adiamento do fim da terceira ronda de negociações, marcado para esta quinta-feira na capital cubana, Havana.
Segundo Danilo Rueda, é a primeira vez que o ELN concorda com um cessar-fogo bilateral por meio ano, "com mecanismos de monitorização e verificação".
A terceira ronda de negociações entre o governo colombiano e o ELN começou em finais de Abril, depois de as rondas anteriores, em Novembro na Venezuela e em Fevereiro último no México, terem terminado sem um acordo. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.