O Presidente da República assegura que o seu governo continua a fortalecer as medidas para erradicar a corrupção em todos os sectores da actividade.
Falando, esta quinta-feira no parlamento, onde apresentou o Informe Anual sobre o Estado Geral da Nação, Filipe Nyusi, disse que como resultado desta acção, só este ano, as autoridades de justiça instruíram mais de 641 processos crimes ligados a corrupção.
“Os Tribunais, a Procuradoria, os sectores estão a trabalhar afincadamente contra a corrupção. Desses processos, 641 estão instruídos e desses, 438 já tiveram o desfecho, é esta velocidade que não se fazia nem em três ou quatro anos. Por isso eu tenho dito muitas vezes, a consciência colectiva está a nascer e o combate à corrupção; não tenham receio, o corrupto tem muitas artimanhas e até tem dinheiro para se defender. Do total dos processos entrados, 97 %, ou seja 1.050 são do sector público. Esse número não estamos a dizer só para ficar visto, é para ver que trabalho temos para o sector público. Há problema, e é problema de nós todos“, disse.
O Presidente da República referiu ainda que o fenómeno corrupção também continua a se registar no sector privado, tendo as autoridades de justiça tramitado este ano 29 processos que crimes.
Ainda no Parlamento, o Estadista moçambicano assegurou que serão introduzidas medidas mais rigorosas para controlar o comportamento dos condutores na via pública, incluindo a condução em estado de embriaguez.
Filipe Nyusi disse que as referidas medidas passam pelo reforço do controlo do tempo de condução e descanso dos condutores de longo curso, velocidade e do álcool. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.