O Presidente da República, Daniel Chapo, disse que o governo continua empenhado na busca de soluções dos problemas que afectam os funcionários públicos do país.
Daniel Chapo explicou que o executivo está atento à vida social das diversas classes de trabalhadores, dai a busca incessante de respostas para os desafios que se impõem junto dos funcionários.
O Chefe do Estado referiu ainda que após a aprovação do plano económico e social deste ano, será efectuado gradualmente o pagamento das dívidas remanescentes relativas a horas extraordinárias aos servidores públicos.
Daniel Chapo disse ainda que o governo encontra-se a estudar as modalidades para a retoma dos actos administrativos e a viabilidade da Tabela Salarial Única ao nível da função pública.
O Presidente da República, Daniel Chapo, falava na tarde desta terça-feira no encontro que manteve em Lichinga com os funcionários públicos da província do Niassa.
Durante o encontro, o Chefe de Estado ouviu e registou diversas preocupações dos servidores públicos e garantiu que o Governo está empenhado em encontrar soluções para os desafios apresentados. "Registámos as preocupações e vamos ter que sentar para encontrar as soluções. Esta é a razão da nossa vinda nesta visita", afirmou o Presidente.
O Chefe de Estado reforçou que as reuniões com funcionários e agentes do Estado são uma parte essencial da sua agenda, pois permitem ouvir directamente as inquietações da classe e traçar soluções adequadas. "Eu conheço algumas preocupações, que são legítimas e que nós achamos que, gradualmente, podemos ir resolvendo", afirmou Chapo, acrescentando que o Governo já começou a solucionar algumas dessas questões. Entre as medidas já implementadas, o estadista destacou o pagamento do 13º salário, o início do pagamento de horas extras e do turno e meio, e a regularização de pagamentos a fornecedores de bens e serviços ao Estado.
O Presidente da República garantiu que todas as preocupações foram devidamente anotadas e serão objecto de análise e encaminhamento pelo Governo. "Contem sempre com o nosso apoio e, sempre que for necessário, vamos aparecer mais vezes em Niassa, vamos conversar mais vezes. Tudo o que foi apresentado como preocupações registámos e vamos trabalhar para resolver pouco a pouco para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e agentes do Estado em todo o país", concluiu o Presidente da República. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.