Governo cria Comissão de inquérito para investigar as circunstâncias da evasão de reclusos da Cadeia Central e do Estabelecimento Penitenciário de Máxima Segurança da Machava (BO), no município da Matola, província de Maputo.
A informação foi revelada, este sábado, pelo Vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, após visitar a Cadeia Central.
Filimão Suázi não revelou a composição da Comissão de inquérito mas assegurou que a mesma já está a trabalhar para, posteriormente, apresentar os relatórios detalhados sobre a situação.
“ Para a averiguação de todos os cenários, já foi constituída uma Comissão de inquérito para perceber todo o enredo, de como se enrolou este processo de fuga. Estamos preocupados com este assunto, mas a formação desta comissão de inquérito, digamos que, é o ponto mais alto para a explicação de como foi possível, se houve negligência ou não de um colega nosso, alguma colaboração externa ou não. Portanto, todos esses processos vão ser esclarecidos. Não determinamos prazos, podemos vir a fazê-lo em função dos primeiros dados que nos forem indicados e aí já podemos ter mais ou menos a noção de chegarmos a este ou aquele resultado” , afirmou.
O Vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos destacou que a Comissão também irá analisar, de forma detalhada, o caso dos reclusos que morreram durante a operação de busca e captura, que se seguiu à evasão. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.