O governo Sueco vai investir, durante quatro anos, pouco mais de quatrocentos e vinte milhões de meticais, na promoção do Projecto de Energias Renováveis-GERASOL na região norte do país.
Trata-se de um projecto a ser implementado com a organização SNV em coordenação com o Instituto Industrial e Comercial de Nampula cujo memorando de entendimento para responder a este desiderato foi assinado esta terça-feira entre as partes.
Na ocasião, a embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnegren, destacou que o projecto vai impulsionar o desenvolvimento das comunidades, esperando-se que este plano venha a gerar emprego para mais três mil jovens na região.
Segundo Mette Sunnegren, o valor a ser disponibilizado será aplicado igualmente na formação de jovens em matérias de reparação de sistemas de energia limpa, uma vez que, no país ainda há défice de técnicos treinados na área.
Entretanto, Tomé Chacuchacha, Director do Gabinete do Secretário de Estado de Nampula assegurou que o governo vai criar mecanismos para que o projecto seja sustentável nas comunidades da região.
Tomé Chacuchacha, Director do Gabinete do Secretário de Estado de Nampula discursava esta terça-feira momentos após assinatura de um memorando de entendimento entre a Cooperação Sueca, SNV e o Instituto Industrial e Comercial de Nampula, sob olhar a promoção de Energias Renováveis na Região Norte do País. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.