O governo do distrito de Pebane, na província da Zambézia, dá ultimato aos garimpeiros no povoado de Cococo, para abandonarem a actividade, por representar risco de contágio pelo novo coronavírus.
O garimpo ilegal na área de Cococo, distrito de Pebane foi incentivado, o més passado, com a descoberta de minérios semi-preciosos, como águas marinhas, turmalinas e tantalite.
Depois da descoberta, o povoado tem sido palco de intensa actividade artesanal, envolvendo cidadãos estrangeiros e de outros pontos do país, sem a observância das mínimas regras de distanciamento físico para a prevenção do novo coronavírus.
O administrador distrital de Pebane, Virgílio Gonzaga, diz estar se a trabalhar na sensibilização, mas futuramente a actividade será interrompida de forma compulsiva, para não transformar o local em foco de propagação da Covid-19.
“Chegamos a um acordo de que temos que fazer primeiro um trabalho de sensibilização, para evitar aquelas situações de mal-entendidos que possam criar perigo”, disse. (RM Zambézia)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.