O Governo do distrito de Guijá, está a mobilizar recursos financeiros para garantir a irrigação de perto de novecentos hectares através de cinco regadios que se encontram inoperacionais naquela região da província de Gaza.
Trata-se dos regadios de Ndonga, Sete de Abril, Mandekwani A, Nyathini e Samora Machel, todos inoperacionais por falta de água e ou de capacidade de canalização.
O director do Serviço distrital de Actividades Económicas em Guijá, Cremildo Nhalungo, refere que há esforços em marcha, junto de parceiros, para a operacionalização dos furos do regadio de Ndonga e abertura de, pelo menos, vinte furos nos restantes quatro regadios.
Cremildo Nyalungu, acredita no entanto, na boa réplica de alguma experiencia em alguns regadios para o aproveitamento destes cinco perímetros irrigados de Guijá que se encontram inoperacionais:
Com a operacionalização, a cem porcento, destes empreendimentos agrícolas, o distrito do Guijá espera elevar a produção de milho, considerada cultura de bandeira, o que poderá garantir a segurança alimentar aos cerca de nove mil habitantes deste ponto da província de Gaza. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.