O Governo de Inhambane e o Fundo de Desenvolvimento Agrário assinaram, esta sexta-feira, um contracto com um novo investidor para a exploração do regadio de Chimunda no distrito de Govuro norte da província paralisado desde 2018.
Denominado Chimunda Farms Comercial – o novo investimento é de capital estrangeiro, e prevê aplicar nos próximos dois anos pouco mais de cem milhões de meticais, num contracto de vinte anos de exploração.
Com uma área de mil hectares, a empresa irá trabalhar em oitocentos e cinquenta e os restantes para as comunidades locais, o equivalente a quinze por cento, onde serão produzidos culturas de milho, bata reno, hortícolas, piscicultura, pecuária e citrinos.
Cerca de trezentos jovens e não só serão empregues na Chimunda Farms Comercial que prevê iniciar a exploração da área na próxima campanha.
Vinte e duas mil toneladas de produtos diversos é produção esperada por ano quando o regadio estiver a produzir em pleno.
O representante da Chimunda Farms Comercial, Dani Ehlers, considera o perímetro irrigável de Chimunda, um diamante por lapidar.
Para o efeito, projecta a construção de diques de retenção da água do Rio Save para assegurar a sua disponibilidade para a irrigação ao longo de todo ano.
“O potencial que chimunda tem a empresa espera obter resultado em breve e já existem máquinas para a lavoura e construção de diques de retenção da água do Rio Save” – disse Dani Ehlers.
O Director Geral Adjunto do Fundo de Desenvolvimento Agrário - FDA, Abdul Suale, apela as comunidades para se juntar no projecto para permitir o alcance das metas previstas.
O Governador de Inhambane, Daniel Chapo, acredita ter chegado o momento da operacionalização em pleno do regadio de Chimunda.
A Secretária de Estado na província de Inhambane, Ludmila Maguni, disse que com a assinatura do contracto de irrigação de Chimunda estão criadas as condições para uma produção em moldes industriais.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.