O Governo moçambicano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pretendem negociar um novo acordo financeiro.
Um comunicado do FMI citado pela AIM, emitido quinta-feira (18), refere que uma equipa do FMI, liderada por Pablo Lopez Murphy, visitou Maputo de 19 de Fevereiro a 4 de Março “para discutir a implementação de políticas ao abrigo do acordo ECF”.
De acordo com o portal do FMI, o ECF é a Facilidade de Crédito Alargada que se destina a prestar assistência financeira a médio prazo a países de baixo rendimento com problemas prolongados de balança de pagamentos.
Após a partida de Lopez Murphy, “as discussões relacionadas com a revisão do programa prosseguiram virtualmente nas semanas seguintes”, refere o documento do FMI.
Aparentemente, estas discussões não foram bem-sucedidas, uma vez que o comunicado acrescenta que “as autoridades moçambicanas e os funcionários do FMI chegaram a um acordo para não avançar com as restantes revisões ao abrigo do acordo apoiado pelo ECF”.
Na nota da organização internacional sediada em Washington salienta que as autoridades moçambicanas e as equipas do FMI “para melhor alinhar o apoio do FMI com as prioridades e a visão do novo governo, as autoridades moçambicanas solicitaram o início de discussões para um novo programa do FMI. As discussões com o pessoal do FMI começarão nos próximos tempos”.( RM/AIM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.