O Governo garante que está a encetar diligências a nível interno e junto de parceiros internacionais para a localização e neutralização dos mandantes dos raptos no país.
O Ministro do Interior, Pascoal Ronda, explica que os autores materiais, detidos em conexão com este tipo legal de crime, têm revelado o nome de alguns países onde os mentores dos sequestros se encontram.
O Ministro do Interior falava esta terça-feira, em Maputo, no término da oitava sessão do Conselho de Ministros.
Pascoal Ronda referiu que de 2011 a 2024 foram registados 185 casos de raptos com destaque para a cidade e província de Maputo, bem como a de Sofala, com 268 indivíduos detidos em conexão com este tipo legal de crime.
De Janeiro de 2023 a esta parte foram notificados 9 casos de raptos consumados, dos quais 6 foram frustrados pela acção policial e das comunidades.
Estão detidos 42 indivíduos sendo 3 de nacionalidade sul-africana e os restantes, nacionais.
Apesar de uma relativa redução do crime de raptos, o Ministro do Interior Pascoal Ronda, explica que a corporação está a ser dotada de meios para uma resposta eficaz a este tipo de crime. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.