O Presidente da República diz que o governo está empenhado na melhoria do saneamento do meio nas principais cidade do País, uma forma de responder à crescente densidade populacional nesses locais.
Filipe Nyusi diz que umas das formas de intervir nesse sentido, é a construção de infra-estruturas que vão lidar com águas residuais e resíduos sólidos cuja gestão revela-se cada vez mais desafiante.
O chefe de Estado, que falava, esta quarta-feira, na inauguração da estação de Tratamento de Águas residuais do Infulene, província de Maputo, sublinhou que para dos ganhos no contexto de saneamento, as infra-estruturas deste género, impulsionam a inclusão.
Nyusi anunciou ainda que as Cidades da Beira, Nampula, Quelimane e Tete poderão ser as próximas a beneficiarem de infra-estruturas de gestão de águas residuais no âmbito do plano de saneamento de grande magnitude.
Para requalificação da estação ontem inaugurada pelo Presidente da República no Infulene, foram retirados 203 agricultores que exerciam as suas actividades nas proximidades e devidamente compensados.
A infra-estrutura foi reconstruída num investimento de cerca de 16.6 milhões de dólares americanos desembolsados pelo governo com apoio do banco mundial, foi dotada de mecanismos de gestão a cheias e inundações em caso de chuvas intensas, podendo beneficiar a cerca de 128 mil habitantes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.