O Governo garante que vai continuar engajado com acções tendentes à valorização da classe artística.
A garantia nesse sentido foi dada pelo Presidente da República, tendo avançado que será nomeado em breve um dirigente da Cultura, a ser tutelado pela Ministra da Educação e Cultura.
Daniel Chapo falava num encontro mantido, esta quarta-feira, com as organizações e associações artístico-culturais, encabeçadas pela Associação Moçambicana de Autores, num encontro que abordou o presente e o futuro do sector em Moçambique.
“ Como disse na tomada de posse, já não temos vice-ministros mas queremos dedicar pessoas que vão ser mais executivas. Política, basta a Ministra, o resto tem que ser executivo. Vamos nomear, na estrutura do Ministério da Educação e Cultura, um secretário de Estado das Artes e Cultura. Então, vocês vão ter alguém do vosso grupo, mas temos que nomear alguém que respira Cultura, que percebe da Cultura e que se identifica convosco, que é uma pessoa que se vai dedicar às Artes e Cultura. A Ministra vai ser a chefe dela, da pessoa ou dele, mas tem que ser alguém que respira Cultura”, disse.
O secretário-geral da Associação de Autores, José Luís, disse no encontro que chefe de Estado demonstrou sensibilidade para com os desafios apresentados pelos artistas.
A reunião contou com a presença da ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, que reforçou o compromisso do governo em criar condições para o crescimento do sector.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.