O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o governo tem vindo a implementar políticas que preconizam o empoderamento da mulher em diferentes domínios da sociedade.
A garantia foi dada, este domingo, durante a comunicação oficial á nação, por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana.
“ Na área de Saúde, de 2020 a 2023 houve um aumento da taxa de cobertura de planeamento familiar de 33% para 51%, resultante da sensibilização da comunidade para o uso dos métodos de planeamento familiar. Em relação aos partos institucionais, houve um aumento de 85% em 2020 para 94% em 2023. O número de mulheres rastreadas para o cancro do colo do útero aumentou de um milhão cinquenta e sete mil cento e oitenta e cinco em 2020 para um milhão quatrocentas e vinte e duas mil, duzentas e noventa e sete em 2023, correspondendo ao aumento de 26%. Na participação da mulher nos órgãos do poder e tomada de decisões, no exercício e no sistema de administração da Justiça em 2022, alcançada a paridade no governo com 50 % de mulheres nos cargos ministeriais e no judiciário, mais de 50% do total de magistrados são mulheres. No domínio económico, registamos progressos importantes, principalmente no acesso ao Direito de Uso a Aproveitamento de Terra (DUAT), beneficiando setecentas e trinta mil novecentas e oito mulheres, correspondente a 47% dos mais de dois milhões e duzentos mil DUATs emitidos”, disse.
Na comunicação à Nação, o Presidente da República instou, por outro lado, os cidadãos a seguirem estritamente as recomendações das autoridades competentes na sequência das inundações que se registam na cidade e província de Maputo e Gaza.
Filipe Nyusi observa que devido às chuvas persistentes, é necessário a tomada de medidas de precaução, enquanto prevalecer a situação de enxurradas na região Sul do país.
“Mais uma vez apelamos aos concidadãos para se informar sobre o abrigo seguro, junto das autoridades locais, não se fazerem ao mar antes que situação volte à normalidade, não atravessar rios, leitos e correntes fortes de água, conservar alimentos, documentos, materiais escolares e outros objectos sensíveis em locais seguros, prestar atenção às crianças, idosos e pessoas com deficiência e manter-se atento às informações das autoridades competentes e seguir atentamente as instruções recomendadas”, disse.
Na comunicação à nação, por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, estiveram presentes o primeiro–ministro, Adriano Maleiane, a ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyelete Mondlane, a procuradora- geral da República, Beatriz Buchil, entre outros quadros do governo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.