O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, afirmou, este sábado, na Matola, província de Maputo, que o governo identificou um conjunto de projectos prioritários para garantir o aumento da disponibilidade de energia eléctrica e a diversificação da matriz energética nacional.
O executivo quer garantir o fornecimento de energia fiável e de qualidade ao menor custo e reforçar o papel de Moçambique como polo energético na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Nyusi falava, este sábado, na Matola província de Maputo, na abertura da quarta sessão ordinária do Comité Central da Frelimo.
O Presidente da FRELIMO afirmou ainda que o governo vai promover, até 2024, investimentos públicos e privados em novas infra-estruturas de produção de energia eléctrica que assegurem mais de seiscentos megawatts na capacidade nacional instalada, com uma contribuição crescente das energias renováveis.
Filipe Nyusi fez saber também que a iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital” é uma realidade, tendo já arrancado as obras de construção de hospitais distritais da Ponta de Ouro, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, Massinga, em Inhambane, e Mopeia, na Zambézia.
“ Foram concluídos os hospitais distritais de Jangamo, Gilé e a requalificação do hospital distrital de Cuamba e ainda este ano, serão concluídas as obras de construção dos hospitais distritais de Macia e Machaze, dos hospitais gerais da Beira e de Nampula e do hospital provincial de Lichinga. Para garantir o funcionamento dos hospitais construídos, decorre paralelamente o programa acelerado de formação de profissionais de saúde, que visa formar até 2025 mais de seiscentos médicos especialistas em diversas especialidades e ainda setecentos técnicos de saúde, entre anestesistas, instrumentistas e enfermeiros intensivistas. Como podem verificar, estamos a carregar o manifesto para o seu cumprimento, para que seja avaliado pelo povo moçambicano em 2024 “, disse. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.