O Ministro dos Transportes e Logística diz que o governo está determinado a garantir a melhoria do desempenho, eficiência e competitividade do Porto da Beira, em Sofala.
Falando, esta quarta-feira na Beira, João Matlombe, disse que o congestionamento de camiões no aceso ao recinto portuário e o tempo de espera do manuseamento de carga, sobretudo no Terminal de combustíveis, são algumas barreiras por remover.
“ Neste momento o Porto da Beira não é competitivo, e isso penso que está mesmo claro para a concessionária, que nos podemos melhorar um pouco mais nos serviços e o Porto não funciona sem infra-estruturas. Estamos com problemas de infra-estrutura de acesso ao Porto da Beira, que é o primeiro constrangimento. Portanto, é preciso melhorar a infra-estrutura de acesso, estamos falar da Estrada EN6, temos que melhorar a fronteira de Machipanda, para garantir que os camiões fiquem menos tempo, que faz parte do conjunto da eficiência do Porto. É preciso também vermos o tempo de espera ao nível do serviço de manuseamento de carga ao nível do Porto”, afirmou.
Além da estrada de acesso directo ao Porto da Beira, o Ministro dos Transportes e Logística anunciou que se perspectiva a construção de um terminal para serviços portuários, fora da cidade da Beira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.