O governo reitera tolerência zero às manifestações violentas, convocadas pelo candidato presiudencil, Venâncio Mondlane, um pouco por todo o país.
O posicionamento foi transmitido esta terça-feira, em Maputo, pelo Ministro do Interior, Pascoal Ronda, em conferência de imprensa.
Segundo Pascoal Ronda, as menifestações são ilegais porque não cumprem com os requisitos da lei, por exemplo a indicação dos dias de semana, horas, rotas e locais de concentração.
O ministro do Interior afirmou que o governo de Moçambique, através das Forças de Defesa e Segurança, vai usar todos os meios à sua disposição para assegurar que se posam realizar cerimónia fúnebres ou outras cerimónias sociais, a exemplo de casamentos, actividades religiosas, além de permitir que as instituições possam funcionar normalmente, incluindo a facilitação do comércio formal e informal.
O governante chamou atenção à sociedade para o facto de as acções das FDS serem entendidas como uso excessivo da força, quando a intenção é de repor a ordem, segurança e tranquilidade públicas, para qu8e as pessoas retomem a sua vida normal.
O Ministro do Interior afirmou que o Governo renova o seu apelo a toda sociedade e, em particular, os jovens, para que não sejam instrumentalizados com drogas, álcool, valores monetários e outros bens, para a participação nas manifestações ilegais, violentas e subversivas.
O comentarista residente da Rádio Moçambique, Dércio Alfazena, diz que o pronunciamento do governo, através do Ministro do Interior, foi importante para dar garantia e conforto aos moçambicanos, sobretudo aqueles querem seguir o seu dia-a-dia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.