O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o governo tem como desafio alargar o acesso da energia eléctrica à população para 64 %, até 2024.
Filipe Nyusi falava, esta quinta-feira, na inauguração da rede de energia eléctrica nacional do posto administrativo de Chupanga, distrito de Marromeu, em Sofala.
O Chefe do estado referiu que a expansão da energia da rede nacional no país vai impulsionar o crescimento da produção e da produtividade.
”Encoraja-nos o facto de que só em 2022 foram realizados acima de 460 mil novos novas ligações, alcançando-se a meta de 49 por cento na taxa de acesso doméstico à energia eléctrica. Ainda em 2022, mais de um milhão de moçambicanos teve acesso à energia pela primeira vez. No nosso plano de Electrificar Moçambique, já electrificamos todos os 154 distritos, portanto as suas sedes e 281 postos administrativos também se encontram electrificados. Com já se disse aqui em Chupanga, já efectuamos mais de 800 ligações, desde ligação do posto administrativo à rede eléctrica e desta forma, estamos a caminhar para finalizar os postos administrativos deste distrito”, disse o Presidente da República, falando na inauguração da rede de energia eléctrica nacional do posto administrativo de Chupanga, implementado no âmbito da iniciativa, Energia para Todos. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.