O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que o governo vai devolver a segurança e estabilidade da vida das populações vítimas dos ataques armados na região centro e na província de Cabo delgado.
A garantia foi dada, esta segunda-feira, no lançamento, em território nacional, das celebrações dos 75 anos da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 45 anos da adesão de Moçambique naquele organismo.
Filipe Nyusi frisou que os pressupostos que ditaram a adesão de Moçambique aos vários protocolos da Organização das Nações Unidas continuam válidos.
Contudo, o Presidente da República reafirma que as questões dos direitos humanos passam pela auto-determinação dos povos e estados.
“ Os direitos humanos passam pela auto-determinação a partir do qual os povos e estados gozam do direito de gerir os seus próprios destinos, incluindo Moçambique. Passam antes de tudo pelo direito fundamental à vida. É por este direito do povo moçambicano que de forma intransigente lutaremos para a devolução da segurança e estabilidade em Cabo delgado e nas províncias de Manica e Sofala”, disse.
Ainda, esta segunda-feira, Filipe Nyusi, discursou na Reunião virtual de alto nível das Nações Unidas para comemorar os 75 da Organização, onde reafirmou o compromisso de Moçambique com os princípios plasmados na Carta das Nações Unidas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.