Mais de cem crianças menores de catorze anos, incluindo moçambicanas, estão envolvidas na mineração ilegal, em Stilfontein, na província sul-africana de North West.
Estas crianças estão sob custódia do Ministério sul-africano de Desenvolvimento Social, que investiga possíveis ligações com o trafico de menores para fins de trabalho infantil forçado.
O número real de menores envolvidos na mineração ilegal ainda é desconhecido, uma vez que ainda decorre o resgate de mineiros encurralados numa mina abandonada em Stilfontein.
No próximo dia 25, as crianças actualmente sob custodia das autoridades sul-africanas vão ao Tribunal de menores de Stilfontein, onde se espera que sejam reencaminhadas para os países de origem para posterior reunificação com a respectivas famílias.
O Conselheio dos Assuntos policiais na Embaixada de Moçambique em Pretoria, o General Abel Nuro,disse que no quadro do combate aos crimes transfronteiriços, as policiais dos dois países vão fazer de tudo para neutralizar os envolvidos no tráfico de menores e exorta os pais e encarregados de crianças a serem mais vigilantes:
Em Stilfontein continuam as operações de resgate de mineiros ilegais, que se acredita existirem em grande número, na mina abandonada de Stilfontein. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.