O médico Psiquiatra e investigador, afecto na direcção de Saúde na província de Sofala, diz haver lacunas no diagnóstico da saúde mental, em particular a depressão e ansiedade.
Vasco Cumbe falava esta quinta-feira nas décimas sétimas jornadas nacionais de saúde, que decorrem na capital do país, Maputo, onde apresentou o tema: validação psicométrica de instrumento de rastreio combinado da ansiedade, depressão nos cuidados primários de Saúde em Moçambique.
O investigador avançou que uma das formas de integração para melhorar o diagnóstico deste problema é validar os instrumentos que já existem e adequa-los ao contexto cultural moçambicano.
A fonte explicou que depois da pesquisa, os resultados mostram que os instrumentos poderão reduzir as lacunas nos hospitais.
Ainda nesta quinta-feira, foram apresentadas pesquisas sobre Análise da Baixa Cobertura de Segunda Dose da vacina Anti-sarampo na Zambézia, Resistência a Antibiótico e caracterização Molecular. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.