A Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos alerta para o risco de transbordo dos caudais dos rios Licungo e Zambeze, causando cheias nas províncias da Zambézia e Sofala.
Os níveis de água daqueles dois rios estão altos devido à chuva que têm estado a cair e, nos próximos dias, poderão aumentar, por conta da ocorrência da depressão tropical, que se formou em Madagáscar.
Na província da Zambézia, para além de inundações urbanas, na cidade de Quelimane, o transbordo do rio Licungo pode cortar a ligação terrestre, entre os distritos de Namacurra, Maganja da Costa e Mocuba.
Já, o rio Zambeze ameaça inundar os distritos de Marromeu e Caia, em Sofala, e Morrumbala, na Zambézia, tal como explica o Chefe do Departamento de Gestão de Bacias Hidrográficas, na Direcção Nacional dos Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos.
A Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos diz que já decorrem trabalhos para minimizar o impacto destes fenómenos.
Segundo Agostinho Vilanculos, para além de cheias nas províncias da Zambézia e Sofala, há risco de ocorrência, esta semana, de erosão, na cidade portuária de Nacala-Porto, em Nampula. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.