A Hidroeléctrica de Cahora - Bassa, em Tete, mantêm o plano de iniciar descargas adicionais, a 01 de Outubro próximo, passando de mil e seiscentos para três mil e seiscentos metros cúbicos por segundo.
De acordo com a instituição, com estas descargas, pretende-se garantir o controlo dos níveis de água na albufeira, salvaguardar a segurança da estrutura e aumentar a capacidade de encaixe, face à próxima época chuvosa.
O director de Recursos Hídricos e Ambiente da HCB, Rosaque Guale, avança que a albufeira está com 95.22 por cento da sua capacidade plena de armazenamento, próximo de 100 por cento.
As autoridades de gesto dos recursos hídricos no país prevêem que com a operação se registem subidas dos níveis de água no curso principal do rio Zambeze, abrangendo os distritos de Tambara, na província de Manica; Moatize, Doa, Mutarara em Tete, Chemba, Caia e Marromeu em Sofala, Mopeia, Luabo e Chinde na Zambézia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.