O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que o HIV/SIDA continua a ser uma ameaça à saúde pública em Moçambique, está a condicionar o desenvolvimento sócio-económico e o bem estar dos moçambicanos.
Em mensagem endereçada por ocasião do Dia Mundial de Luta contra o HIV/SIDA, que hoje se assinala, o Chefe de Estado destaca que persistem importantes desafios que precisam sem enfrentados de forma colectiva, com responsabilidade e determinação.
“Estes desafios podem-se resumir nas acções que ditam a redução ou aumento dos indicadores; refiro- me a acelerar a redução do número de novas infecções, reduzir as mortes, alargar a cobertura do tratamento anti-retroviral, reduzir os níveis inaceitáveis de estigma e discriminação, entre outras. Neste dia de reflexão, apelamos a todas as entidades públicas e privadas nacionais, organizações religiosas e não-governamentais para que continuem a complementar os esforços do governo nesta luta que é de todos nós, porque a sustentabilidade da resposta depende dos esforços nacionais. Exortação especial vai para todos os jovens e adolescentes, que não podem perder a concentração e colocar esta matéria na segunda agenda. O HIV/SIDA só será vencido se os direitos de todos forem respeitados. Por esta razão, neste dia de solidariedade, exortamos a todos os moçambicanos para transformarem o lema: Seja Solidário, Diga NÃO ao Estigma e Discriminação, num dia da actuação e de comportamento,” disse.
Esta exorta do Presidente Filipe Nyusi, o ouvinte poderá acompanhar na íntegra, pontualmente às 13 horas e em reposição às 20 horas, deste domingo, aqui na Antena Nacional da Rádio Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.