Comemora-se, hoje, o Dia Mundial da Segurança Social.
A data constitui um momento de reflexão sobre o papel dos Sistemas de Segurança Social no mundo, em geral, e em Moçambique, em particular.
No país, o Sistema de Segurança Social Obrigatória, gerido pelo Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), foi criado em Setembro de 1989, com o objectivo de garantir a subsistência dos trabalhadores em situação de doença, maternidade, invalidez e velhice.
Um comunicado do Instituto Nacional da Segurança Social indica que o Sistema visa, igualmente, assegurar a subsistência dos familiares sobreviventes, em caso de morte de trabalhadores ou pensionistas.
O INSS cobre hoje perto de dois milhões e quinhentos mil trabalhadores por conta de outrem e cerca de 43 mil trabalhadores por conta própria, incluindo mais de mil e seiscentos, na diáspora.
No país, palestras nos locais de trabalho e debates vão corporizar as comemorações do 8 de Maio, Dia Mundial da Segurança Social. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.