No Hospital Provincial de Lichinga iniciam esta semana os exames de Tomografia axial computorizada.
Trata-se de exames que serão feitos com recurso a um aparelho digital que consegue fazer um diagnóstico mais preciso de vários tecidos do corpo humano.
O medico chefe no Niassa Narcisio Rondinho disse que a iniciativa integra-se na modernização da capacidade de diagnostico de varias doenças, naquela unidade sanitária que beneficiou de requalificação recentemente.
O aparelho tem a capacidade de diagnosticar com precisão doenças pulmonares, que afectam o crânio, coluna, o tubo digestivo entre outros, com recurso a ressonância magnética.
O responsável anunciou que cinco pessoas já beneficiaram dos exames de tomografia com recurso à TAC, no âmbito de ensaio do aparelho.
Nesta semana chega igualmente um estabilizador de corrente eléctrica que será acoplado ao aparelho para fazer face aos casos de oscilação de energia na Cidade de Lichinga. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.