Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, a Organização Mundial Islâmica para a Educação, Ciência e Cultura (ICESCO) apelou à solidariedade com as pessoas forçadas a fugir dos seus países e à mobilização de apoios a favor do seu direito à segurança, à dignidade e à inclusão social.
"Todos os anos, no dia 20 de Junho, o mundo inteiro comemora o Dia Mundial do Refugiado que, este ano, é colocado sob o tema "Por um mundo que acolhe refugiados" para destacar a importância da solidariedade com as pessoas forçadas a fugir do seu país e mobilizar a solidariedade e apoio ao seu direito à segurança, dignidade e inclusão social para realizar os seus sonhos”, disse a ICESCO num comunicado.
Segundo a agência marroquina de notícias, MAP, a Organização Mundial Islâmica para a Educação, a Ciência e a Cultura aproveita esta oportunidade para apelar à comunidade internacional para que colabore mais no apoio aos refugiados em todo o mundo.
Destaca também a importância da solidariedade e dos esforços humanitários para garantir que os refugiados tenham acesso a todos os direitos fundamentais, especialmente aos direitos económicos, sociais e culturais, bem como a oportunidades de educação e emprego justas e abrangentes, adaptadas às suas competências, a fim de preservar a sua dignidade.
Neste contexto, a ICESCO lançou a iniciativa de caravanas médico-socioeducativas com o objectivo de prestar assistência social e médica básica dentro e fora do mundo islâmico, especialmente nas zonas rurais e isoladas, refere o comunicado.
Salienta que através de serviços médicos móveis e programas comunitários de sensibilização, a caravana apoiou grupos vulneráveis, proporcionando-lhes consultas médicas, exames, vacinas e medicamentos básicos.
Além do apoio médico, a ICESCO destaca o papel essencial da educação na quebra do ciclo da pobreza e do fenómeno dos refugiados, citando o lançamento neste quadro de um programa de bolsas para estudantes de grupos vulneráveis para que possam continuar o seu ensino superior e concretizar os seus sonho de construir um futuro melhor.
A ICESCO reafirma o seu compromisso em ajudar a construir um futuro onde todos possam alcançar o sucesso e a prosperidade, incluindo os mais vulneráveis, e apela à união de esforços para acabar com o sofrimento dos refugiados e honrar a sua resiliência e coragem, conclui o comunicado de imprensa. (RM-Angop)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.