A Viúva do antigo Presidente da República Samora Machel considera que os ideais do primeiro presidente de Moçambique independente, continuam a ser seguidos por muitos moçambicanos.
Graça Machel diz que o reconhecimento dos feitos de Samora Machel têm vindo a acontecer através daqueles que no seu dia-a-dia vivem na base dos ensinamentos deste herói nacional.
Ela falava, esta quarta-feira na Praça dos Heróis moçambicanos, em Maputo, na cerimónia de homenagem ao Presidente Samora Machel e seus acompanhantes, que perderam a vida há 36 anos nas colinas de Mbuzini, onde se despenhou o avião presidencial, quando regressava de Mbala, na Zâmbia. em mais uma missão de pacificação do continente africano.
O país recorda hoje, 19 de Outubro, a figura do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel.
Em Maputo, académicos enaltecem o papel do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, na valorização da pátria e da cidadania.
Em Tete, o Arquivo do Património Cultural (ARPAC), diz que Samora Machel era um homem inteligente e de uma visão futurista.
No Niassa, religiosos defendem a união, preservação da paz e combate à criminalidade, como forma de enaltecer os feitos de Samora Machel. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.