Idoso de 90 anos escapa à morte por linchamento pela população no posto administrativo da Maluana, no distrito da Manhiça, província de Maputo, acusado de feitiçaria e outros actos supersticiosos, na região.
É um caso que se deu na noite da última segunda-feira, onde após consecutivas acusações de feitiçaria, a população decidiu partir para a agressão.
Na agressão, a população que também acusa a vítima de ser responsável por algumas mortes na região, destruiu completamente a residência do idoso, que é também líder tradicional.
O referido idoso, que vive há cerca de dois anos na zona onde hoje é expulso pelos moradores, só foi salvo com a intervenção da Polícia da República de Moçambique (PRM).
O porta-voz da PRM no Comando provincial de Maputo, Juarce Martins, explica que após a intervenção da corporação, o idoso foi acolhido no Comando distrital.
“ O comando mobilizou uma força para resgatar o idoso. Está neste momento em segurança e também já tivemos contacto com parte da família do idoso que é para voltar ao convívio familiar. É um indivíduo que deu muito pela sua vida, atingir noventa anos é uma idade considerável e era importante que cada um de nós respeitasse os nossos idosos“, disse.
Ouvido pela Rádio Moçambique o idoso, de noventa anos, disse estar a ser vítima de ódio por parte da população local, sublinhando estar disposto a se submeter a prova tradicional, para a descoberta da verdade”, disse.
Perante o caso, a Polícia da República de Moçambique, na província de Maputo, disse ter identificado já os autores do acto, em número de três, tendo já sido instaurado o processo-crime. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.