Incluindo Moçambique: Capacitação de jornalistas africanos para cobertura de matérias sobre endividamento público

Publicado: 26/03/2025, 21:53
Categoria:

Jornalistas africanos de trinte e um países, incluindo Moçambique, são chamados a melhorar a cobertura sobre a situação da dívida pública, de modo a minimizar as consequência negativas do endividamento.

O Fórum e Rede Africana sobre Dívida e Desenvolvimento (AFRODAD), na sigla inglesa, entende que uma cobertura jornalística eficaz pode fazer com que os governos africanos evitem endividamentos que podem retardar o desenvolvimento.

É nesta perspectiva que a AFRODAD, reúne, desde esta terça-feira, na cidade sul-africana de Joanesburgo, jornalistas representantes de 31 países africanos, incluindo Moçambique, num seminário subordinado ao tema “O papel da mídia na promoção da posição de África sobre a justiça reparativa”.

Segundo o director executivo da AFRODAD, Jason Braganza, os jornalistas devem dar o seu contributo no sentido de evitar que os governos contraiam dívidas com instituições não fiáveis e consequentemente cair na armadilha da dívida.

“Numa situação em que a maioria dos credores são entidades privadas não espere nenhum favor, o foco deles é lucrar. Não se importam se você conseguiu construir escolas ou prover água potável, por isso precisamos de dirigentes que compreendem a transformação económica e não apenas o crescimento económico”- disse.

Por seu turno, Jewel Kiriungi, oradora no evento, exortou aos jornalistas a humanizar as reportagens, como forma de espelhar o impacto do endividamento insustentável nas comunidades.

“Um dos elementos da dívida é que os governos são forçados a fazer cortes, isso significa que as pessoas perdem seus empregos, o custo de vida aumenta. Se uma mãe não consegue aceder serviços de saúde de qualidade por falta de investimento no sector, então, há sempre o mais impactado pela situação da dívida”.

A AFROMEDI 5 é uma iniciativa da AFRODAD que visa aprimorar o conhecimento dos jornalistas africanos para a cobertura sobre endividamentos públicos.

Dados partilhados no evento indicam que o continente africano enfrenta uma das suas piores crises da dívida pública que ameaça o desenvolvimento com esforços de alívio desta. (RM Johannesburg)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram