O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em representação de uma missão da União Europeia (EU) referiu que o incremento na área de segurança contra o terrorismo deve constituir um objectivo prático e imediato no apoio a Moçambique.
Augusto Santos Silva teceu estas considerações, esta quarta-feira em Maputo, após ter sido recebido pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.
O diplomata português, em representação do alto representante da UE para a Política Externa e Segurança, considera que a consolidação do apoio humanitário e de desenvolvimento, depende da segurança do país.
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que é portador de uma mensagem de solidariedade da União Europeia para com as autoridades e povo de Moçambique, pela luta que têm travado contra o terrorismo.
“ O meu mandato é muito simples. É ouvir as autoridades moçambicanas sobre a melhor forma que nós temos de incrementar a nossa cooperação bilateral. A reunião que acabamos de ter com o senhor Presidente da república de Moçambique foi muito claro na identificação das áreas em que o incremento da cooperação na área de segurança pode beneficiar imediatamente Moçambique “ disse.
Neste momento há projectos e acções de assistência humanitária da União Europeia no valor de 7 milhões e meio de euros direccionadas a província de Cabo Delgado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.