Cerca de dois milhões de cidadãos serão capacitados, até 2024, nas províncias de Gaza, Inhambane e Zambézia em matérias ligadas a gestão de Risco de Desastres no âmbito da Estratégia do Sistema Integrado do fluxo de Informação de Cheias e Ciclones.
Trata-se da primeira fase da implementação desta estratégia, avaliada em cerca de dois milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial e Governo Moçambicano.
Dos cerca de dois milhões de cidadãos a serem capacitados, trezentos mil são de Gaza, 400 mil de Inhambane e os restantes da segunda província mais populosa de Moçambique Zambézia.
A informação foi avançada esta sexta-feira pela Directora do Centro nacional Operativo de emergência CENOE, no segundo e ultimo dia de formação de jornalistas de diversos órgãos de comunicação social sedeados na região sul do país.
Ana Cristina explicou que para o sucesso desta estratégia que visa consciencializar o cidadão sobre a importância de prevenção de desastres, o INGD, vai capitalizar os Comités de Gestão de Risco criados nas referidas províncias.
Não ocasião a Directora do Centro nacional Operativo de emergência, fez saber que a segunda fase da implementação da Estratégia do Sistema Integrado do fluxo de Informação de Cheias e Ciclones, arranca em 2025, num financiado ainda não disponível de pouco mais de quatro Milhões de dólares. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.