O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), na província de Maputo, posiciona embarcações nas regiões que poderão sofrer interrupções de transitabilidade, ao longo dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti.
São ao todo dez embarcações que o INGD tem disponíveis na província de Maputo, para facilitar a movimentação de pessoas e bens em caso de intransitabilidade, com a subida dos caudais dos rios.
O Delegado do INGD na província de Maputo, Amir Abdula, referiu que até então, apenas uma embarcação é que está em operação ao longo do rio Maputo, no distrito de Matutuíne.
“A nossa bacia de Maputo neste momento encontra-se condicionada. Para a travessia, é preciso usar barco. Por isso colocamos lá uma embarcação, sobretudo na travessia para Catuane e Zicale, Chucha e Madubula. Aí tem que se usar embarcações e é por isso que apelamos a população que evite tentar atravessar sem usar a nossa embarcação ou outros meios mais seguros. Lá colocamos também salva-vidas”, disse.
Amir Abdula fez saber que o INGD está a monitorar os impactos ao longo da bacia hidrográfica de Incomáti, onde já se reportam casos de inundações de alguns campos agrícolas, com a abertura de comportas na vizinha África do Sul. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.