Oito funcionários do tribunal judicial provincial de Inhambane estão a contas com a polícia, indiciados de envolvimento no desfalque financeiro naquela instituição.
No total são dez servidores desta instituição que usando esquemas fraudulentos lesaram o estado em mais de trinta e um milhões e trezentos mil meticais.
Trata-se de dois funcionários da área administrativa, incluindo o administrador judicial e oito oficiais de justiça.
O comunicado do gabinete provincial de combate a corrupção indica que para lograr os seus intentos os visados procediam a transferência de valores elevados, nas contas dos oficiais de justiça alegadamente para pagar subsídios aos juízes eleitos.
Neste esquema os oficiais de justiça retornavam parte dos montantes para a conta do responsável provincial das finanças e o remanescente era distribuído pelos escrivãos.
O documento que temos vindo a citar indica que estas operações eram feitas nos distritos de Jangamo, Panda, Homoine, Funhalouro, Govuro, Vilankulo, Morrumbene e Inhassoro. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.