Em Inhambane, jovens discutem estratégias de prevenção e combate ao suicídio, um fenómeno que tende a ganhar contornos preocupantes na província, e não só.
O relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde indica que, no país em cada cem mil habitantes quatro morrem por suicídio por ano.
Este fenómeno figura entre as vinte causas de mortes, sendo a camada jovem a que mais opta por silenciar a sua vida, alegadamente como forma de se livrar do emaranhado de problemas.
O coordenador da Força Jovem, uma organização não-governamental que opera na província de Inhambane, Hélder Cossa, disse que, é olhando para esta realidade que se lança uma reflexão profunda para se encontrarem saídas visando o combate ao suicídio, uma prática que fragiliza o tecido social.
Cossa observou que devido a degradação das condições de vida, problemas passionais e discriminação, há cada vez mais jovens a enveredarem pelo suicídio.
A fonte indicou que no encontro agendando para este sábado, alguns participantes vão partilhar as suas histórias de superação, que poderão despertar aos demais a evitar recorrer a corda ou outros meios, para pôr termo a vida. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.