Na província de Inhambane está em marcha um projecto de montagem de biodigestores, para a produção do gás orgânico, no âmbito do programa nacional da cadeia de valor da mandioca.
Numa primeira fase, os equipamentos são instalados nas residências e têm como matéria-prima base, o esterco de gado bovino.
Constantino Cuambe, especialista em cadeia de valor da mandioca, no programa Procava disse esta quarta-feira aqui em Inhambane com a introdução do agro-processamento, nota-se a existência de muito desperdício, a destacar a casca da mandioca que deve ser aproveitada para produzir energia, amiga o ambiente.
Na província de Inhambane, estão instalados perto de vinte e sete biodigestores que produzem gás de cozinha nas famílias e em associações que se dedicam a produção, processamento e venda da farinha de mandioca.
Adolfo Condo, pesquisador na faculdade de engenharia na universidade Eduardo Mondlane explicou que a introdução de biodigestores está a contribuir na redução da pressão sobre os recursos financeiros dos agregados benificiários.
A Rádio Moçambique soube que ainda no âmbito do procava, decorrem actividades de capacitação técnica e em meios aos camponeses para assegurar o alargamento dos campos de produção em qualidade e quantidade da mandioca. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.