Inicia, esta segunda-feira, o processo de repatriamento dos vinte e oito cidadãos estrangeiros, retidos na cidade de Tete, por falsas declarações na atribuição de visto de entrada ao país.
Para o efeito, decorrem a ritmo satisfatório os contactos com as agências de viagens para antecipar as datas de saída dos retidos aos respectivos países de origem.
A Rádio Moçambique apurou que há interesse das missões diplomáticas dos três países, sobretudo dos Estados Unidos da América (EUA) em inteirar-se efectivamente do sucedido.
A porta-voz da Direcção provincial de Migração, em Tete, Amélia Direito, diz que parte do grupo já tinha sido recusada a entrada ao país e esclarece os passos subsequentes.
“Os primeiros catorze foram lhes recusada a entrada no dia 15 de Novembro corrente e posto isto, estão de momento à espera do regresso que é segunda-feira. Os restantes catorze foram lhes atribuído vistos no dia 17 no posto de travessia de Chingodzi. Estamos a seguir todos os trâmites legais para que esses cidadãos regressarem aos seus países de origem”, disse.
Refira-se que esta é a primeira vez que situação de falsas declarações na obtenção de visto de entrada ao pais é reportada, a partir da província de Tete. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.