Inicia em Marco do próximo ano a produção de gás de cozinha pela multinacional sul-africana Sasol que explora o gás natural na região norte da província de Inhambane.
Neste momento, decorre a instalação de equipamentos na fábrica em construção para a produção de gás de cozinha.
O director das Relações Cooperativas na Sasol, Mateus Mosse, diz que o ritmo das obras é satisfatório e acredita que os prazos estabelecidos para a conclusão das obras serão cumpridos.
“ O que a Sasol vai produzir em termos de gás de cozinha corresponde a cerca de d60 a 70% da demanda do país. É verdade que a economia está a crescer, isso poderá reduzir talvez para 50 % da demanda, mas já é algo significante em termos de contribuição para o país. Vamos deixar de importar garantidamente 50 % daquilo que é o gás de cozinha que o país precisa, pois sai muito a ganhar. Primeiro, vamos deixar de importar uma quantidade significativa de gás de cozinha; segundo, vamos ter um empresa moçambicana a comprar gás da Sasol e a revender; vamos ter outras empresas distribuidoras, revendedoras de gás de cozinha a comprar no país” , disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.