O Moza Banco inaugurou, na última quinta e sexta-feira, duas agências bancárias nos distritos de Chimbunila e Majune, província de Niassa. Estas agências enquadram-se na iniciativa presidencial "Um Distrito Um Banco" e juntam-se a uma rede de balcões que agora totalizam 70 em todo o país.
São edifícios de raiz, que contêm um balcão de atendimento com os serviços adjacentes todos presentes e caixas electrónicas para transacções electrónicas.
Embora o Moza Banco já esteja presente na província do Niassa, estas duas agências bancárias são as primeiras nos respectivos distritos. As infra-estruturas irão beneficiar a cerca de 100 mil habitantes, sendo 70 mil de Chimbunila e cerca de 30 mil do distrito de Majune.
Intervindo momentos depois da inauguração de uma das agências, o Governador do Banco de Mocambique, Rogério Zandamela manifestou a sua satisfação com a implantação das duas agências em Niassa, "Estamos certos que a entrada em funcionamento destas agências trará maior abrangência e flexibilidade na liquidação das transacções financeiras em Majune, em particular, e na província do Niassa, em geral, contribuindo assim para a dinamização da actividade económica e, sobretudo, para a melhoria dos indicadores de inclusão financeira ao nível da província".
O Governo Central também presente no evento através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, representado pelo respectivo vice-ministro Olegário dos Anjos Banze que destacou que "com a inauguração dos dois balcões do Moza Banco, a província do Niassa conta com mais 12 distritos com pelo menos uma instituição financeira, beneficiando perto de 918.955 habitantes economicamente activos, perfazendo 49.2 por cento com acesso ao Banco, dos mais de um milhão e oitocentos mil habitantes existentes na província, faltando apenas os distritos de Metarica, Ngauma, Sanga e Muembe".
Por sua vez, o Secretário de Estado em Niassa disse durante a sua intervenção que " A presença do Moza Banco nos distritos de Chimbunila e Majune, vai minimizar o sofrimento da população que antes percorria longas distâncias até a cidade de Lichinga em busca de serviços bancários, mas hoje, de forma eficiente e eficaz, a partir de cada um desses distritos, poderão realizar transacções e aceder a financiamentos para actividades de empreendedorismo, e por conseguinte melhorar as suas vidas ", frisou o Secretário de Estado na província do Niassa Dinis Vilanculos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.