O Presidente da República considera que o início da exploração de gás de Temane, constitui uma das maiores realizações do sector de recursos minerais e energias do país.
Segundo Filipe Nyusi, trata-se de um marco que colocou no Mapa regional de produtores de gás Natural, mas também lançou as bases para o desenvolvimento do sector petrolífero nacional.
Discursando por ocasião dos 20 anos do Instituto Nacional de Petróleo, Nyusi destacou o papel desta instituição para a pesquisa que permitiu a descoberta de reservas de gás natural de classe mundial, na bacia do Rovuma.
Para Filipe Nyusi, apesar dos avanços registados no sector, a exploração dos recursos naturais deve resultar em benefícios para os moçambicanos.
O Estadista moçambicano referiu ser necessário reflectir sobre o conteúdo local, a transição energética e industrialização para o desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos nos moldes desejados.
Na ocasião, Nyusi manifestou preocupação em relação aos processos de reversão a favor do estado, das áreas concessionadas no fim dos prazos estabelecidos.
No discurso, alusivo aos 20 anos do INP, o Presidente da República, Filipe Nyusi, instou a instituição, na qualidade de autoridade reguladora do sector de petróleos, a incrementar a capacitação técnica que permitirá a fiscalização das actividades daquela indústria, como forma de preservar os benéficos económicos para o país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.