O inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19 realizado em Quelimane na Zambézia, aponta os taxistas de bicicletas, como sendo aqueles que apresentam maior taxa de exposição ao novo coronavírus.
O inquérito realizado pelo Instituto Nacional da Saúde (INS), foi na base de um teste que determina a exposição ao vírus, não sendo por isso teste de diagnóstico.
O Pesquisador do Instituto Nacional da Saúde, Paulo Arnaldo, que procedeu, esta quinta-feira, à divulgação dos resultados do inquérito, disse que no global foram testadas mais de sete mil e seiscentas pessoas, sendo agregados familiares e grupos profissionais nomeadamente militares, transportadores, profissionais da saúde entre outros.
Dos testados, dois ponto cinco porcento dos agregados familiares apresentaram exposição ao vírus e a maior taxa foi de sete ponto quatro porcento, referente a transportadores, com maior incidência para taxitas de bicicletas.
Na ocasião, a Secretaria de Estado na Zambézia, Judite Mussákula, apelou para a necessidade de se intensificar o controlo dos grupos mais expostos.
Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, disse que o resultado do inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19, em Quelimane, deve motivar maior responsabilidade de todos.
Ainda sobre o inquérito, o director geral-adjunto do Instituto Nacional da Saúde, Eduardo Samo Gudo, disse, esta sexta-feira, no Café da manhã da Rádio Moçambique que os focos de transmissão foram identificados na cidade de quelimane
“Os focos de transmissão na cidade de Quelimane conseguimos identificar, o Mercado Central e o Mercado Brandão, que são dois mercados muito frequentados. Em termos de bairros, temos 3 principais. Faixas etárias, os adolescentes e jovens, à semelhança do resto do país, é o grupo que está mais exposto e isto está relacionado essencialmente com o seu comportamento. Grupo profissional mais exposto. foram os transportadores, taxistas de bicicletas”, disse. (RM Zambézia)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.