O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que durante o fim-de-semana as instituições de fiscalização vão intensificar a monitoria do cumprimento das medidas de prevenção da covid-19.
Filipe Nyusi fez saber que as autoridades de inspecção estarão atentas a todo o movimento que pode culminar com o incumprimento do decreto sobre o estado de calamidade pública.
Referiu que durante esta semana Pascal, poderá se registar uma entrada massiva de pessoas, daí a necessidade do reforço das medidas contra o novo coronavírus.
Falando no distrito de Marracuene, província de Maputo, o Chefe de Estado lembrou que o decreto ainda está em vigor e deve ser respeitado.
O decreto ainda está em vigor; hoje, amanhã, sábado e domingo, não por ser decreto. Queremos pedir nada de excessos, nada de ignorar as medidas de prevenção contra a covid-19. As actividades fiscalizadoras vão apertar mais, mas o maior aperto deve ser feito por nós, por nossa consciência. Já temos experiências das festas do fim de ano. Quando isso acontece, depois se atiram culpas para este ou para aquele; a maior culpa tem que ser atirada à nossa consciência. Não é muito bom amarrar a consciência de uma pessoa. Por isso mesmo, temos que evitar aglomerações, usemos correctamente a máscara, lavemos repetidas vezes as nossas mãos e evitemos abraços, praias, festas e mais ”, disse o Presidente da República.
Na ocasião O presidente do Conselho de Administração da Cervejas de Moçambique, Tomás Salomão, anunciou o desembolso de um valor de um milhão de dólares para a aquisição de vacinas contra a covid-19. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.